Mãe Dofona de Ogunjá

Mãe Dofona de Ogunjá
Mãe Dofona de Ogunjá

Quando era pequena, Maria Abraão tinha problemas espirituais, por isso foi levada por sua mãe biológica a um Terreiro de Umbanda em Queimados – Baixada Fluminense. Lá, os Guias deram passes espirituais na criança e lhe receitaram banhos espirituais. Eles orientaram para que a mãe levasse a menina para participar das Giras de desenvolvimento do terreiro.


Em uma dessas Giras, Maria incorporou pela primeira vez a Pomba Gira Caruerê, que disse que ela tinha uma missão espiritual a cumprir. Neste Terreiro, ela desenvolveu seus Guias de Umbanda ficando lá por muito tempo até se casar, quando afastou-se da religião. Anos após o casamento e com o nascimento dos seus dois primeiros filhos, Maria voltou a ter problemas espirituais.


Um dia, ao visitar o Terreiro de Mãe Lúfón de Òsàlá do “Àse Rizo de Òsóòsì”, na Estrada de Madureira, em Nova Iguaçu, Maria bolou e foi iniciada para Ògúnjà. Lá cumpriu suas obrigações. Mas, com o falecimento de Mãe Lúfón, Mãe Maria mudou de axé. Atualmente, na Nação Jeje, Mãe Maria dirige o “Ilê Axé d´Ogunjá”, em Adrianópolis - Nova Iguaçu/RJ.


No Ilê Axé d´Ogunjá, a força da fé é verdadeiramente comprovada em vários fatos em que o Orixá se manifesta em toda a sua plenitude. Mãe Maria de Ogunjá costuma enfatizar a força protetora de Ogun para os seus filhos de santo e todos aqueles que lhe procuram em busca de auxílio: “Peça com Fé, que imediatamente Ogun virá para socorrê-lo.”


Mãe Maria é uma guerreira como o próprio Ogunjá, por isso seus filhos lhe rendem esta homenagem como demonstração de respeito e carinho.


Kolofé de todos os seus filhos do axé!