Quinta-feira tem Omolokum Culinária de Terreiro

Ela é de Lógun Ède, por isso tem a sensibilidade de Òsun e a habilidade de Odé. Ele é de Òsàgiyán, o Senhor da inovação. Ambos são Omo Òrìsà, do Ilé Àse Ojú Oba Ògo Odó, dirigido pelo Bàbálórìsà Bira de Sàngó.

 

Leila Leão e Bruno Oliveira são unidos pela fé, arte e amor. Juntos são os produtores do evento Omolokum Culinária de Terreiro. O nome deriva-se da palavra yorùbá “Omolókun” (oferenda favorita de Òsun feita com feijão fradinho, camarão, cebola, dendê e ovos de galinha).

 

 O objetivo principal do espetáculo é destacar a culinária afro-brasileira acompanhada de boa música com influência africana.

 

As apresentações sempre começam expondo a correlação da moda atual com as roupas de terreiro, ressaltando também a experiência de Leila Leão na gastronomia através de pratos elaborados com ingredientes ligados diretamente à religião dos Òrìsà, como por exemplo: o azeite de dendê, que é utilizado na oferenda de diversos ÒrÌsà.

 

A música fica ao encargo de Bruno Oliveira que tem cargo de Onílù (tocador de tambores) e domina não só os tambores como também outros instrumentos de percussão. Bruno nos disse que dentro do espetáculo, ele faz o momento: “Dendê Sonoro”, uma releitura musical dos ritmos de Candomblé.

 

Omolokum Culinária de Terreiro é realizado uma vez por mês e, neste dia 12 de maio, completa sua 9ª edição. O evento reúne vários expositores, oferecendo uma vasta diversidade de produtos que vão desde moda a artesanatos.

 

Omolokum Culinária de Terreiro, nesta quinta-feira, a partir das 19h, na Fundição Progresso. Rua dos Arcos 24, Lapa/RJ.

 

 Nã ìgbágbó isé ni nã forití mú lo ìségun! (A fé, o trabalho e a perseverança conduzem à vitória!)

 

Axé!