Mercado B: culinária, arte e axé!

Nos dias 17, 18 e 19 de junho, um galpão de nove mil metros quadrados, que ocupava um supermercado na Barra da Tijuca, vai receber um evento de culinária e arte: O Mercado B.

 

O Mercado B é um evento alternativo que reuni gastronomia, artes plásticas, música e diversas atividades para crianças.

 

Alguns dos melhores restaurantes e food trucks do Rio de Janeiro receberão grandes chefs para criação de pratos que terão correlação com a obra dos melhores artistas plásticos e expositores do momento.

 

Expositores de arte como Afonso Tostes e Aderbal Ashogun, filho da Yalorixá Beata de Yemanjá, estarão expondo seus trabalhos interagindo com os restaurantes.

Afonso Tostes iniciou sua pesquisa acerca das formas estruturais orgânicas pela pintura, e mais tarde a escultura, vértebras, crânios, ossos e rótulas foram seus objetos de estudo e ganharam representação redimensionada em seus trabalhos.

Aderbal Ashogun é mestre premiado pelo Iphan por suas ações na preservação e manutenção da cultura afro-brasileira, Coordenador da Omo Aro Cia Cultural, desde 1992. Aderbal também é produtor cultural de eventos que tem como prioridade a manutenção e resgate do complexo cultural dos Orixás e dos povos de terreiros.

 

Amiga e admirada pelo chef francês Claude Troisgros, Kátia Barbosa, criadora do bolinho de feijoada, o petisco mais desejado da cidade, também confirmou presença. Kátia Barbosa ou Katita, como é conhecida, vende mais de quatro mil unidades do bolinho em seu restaurante, o Aconchego Carioca, na Praça da Bandeira.

O artista plástico Vik Muniz, reconhecido nos Estados Unidos por suas obras serem feitas com a mistura de restos de demolição e chocolate, por exemplo, estará junto com Claude Troisgros com criações inéditas.

 

Será possível também deslumbrar-se com a maestria do premiadíssimo artista plástico Carlos Vergara que estará entrosado com a criatividade da amazonense Natacha Fink que mescla ingredientes naturais da Amazônia com técnicas internacionais.

 

Os shows acontecerão no Sesc Palco. Pedro Luis, Donatinho, Julia Bosco e Jesuton já confirmarão presença.

Vala a pena conferir: Mercado B. Avenida das Américas 3650, Barra da Tijuca/RJ. Sexta-feira, das 16 às 22h. Sábado e domingo das 12 às 22h. Entrada gratuita.

Axé!