Shows e feijoadas para festejar São Jorge no Rio de Janeiro

Neste sábado, dia 23 de abril, o Rio celebra duas manifestações culturais tipicamente cariocas: o Dia de São Jorge e o Dia Nacional do Choro. Para celebrar, a Secretaria Municipal de Cultura preparou uma programação gratuita ou a preços populares em suas lonas e centros culturais, entre eles os renovados Centro Cultural Municipal Prof. Dyla Sylvia de Sá, na Praça Seca, e a Areninha Carioca Hermeto Pascoal, em Bangu. Além disso, a Prefeitura do Rio é uma das patrocinadoras da Casa do Choro que promove o 7º Festival Nacional do Choro, na Praça Tiradentes. Este ano o festival homenageia os 70 anos do arranjador, compositor e pianista Cristóvão Bastos.

Tanto no Centro Cultural Municipal Prof. Dyla Sylvia de Sá, que terá show de Jorge Noé, quanto na Areninha Carioca Hermeto Pascoal, que recebe o grupo Som na Praça, a tarde do dia 23 será de samba com feijoada. Na Praça Seca, a homenagem a São Jorge é gratuita e, em Bangu, será cobrado ingresso de R$ 25,00.

Para celebrar o chorinho, a Lona Cultural João Bosco, em Vista Alegre, terá uma roda de chorões, a partir de 12h, comandada pelos bandolinistas Hamilton de Holanda e Joel Nascimento. A lona será o ponto final dos músicos que vão embarcar no Trem do Samba, que sai às 10h, da Central do Brasil. Participação do grupo Choro Suburbano. Em Santa Teresa, o Centro Cultural Municipal Laurinda dos Santos Lobo realiza vernissage da exposição Salve São Jorge 23, com curadoria do artista plástico Raimundo Rodriguez.

Na Praça Tiradentes, a Casa do Choro promove o 7º Festival Nacional do Choro. A programação começa às 12h e segue ao longo de toda à tarde com apresentações de Jorge Cardoso, Fernando César e Regional, Só Alegria, Mauro Senise e Gilson Peranzzetta. Além de Cristóvão Bastos que recebe homenagem de Luciana Rabello e Maurício Carrilho, também será prestado tributo a Dominguinhos na apresentação de Kiko Horta e Adelson Viana.

Axé!

 

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro