Os Encantos Jeje no Ninho da Serpente

Paraense da cidade de Belém, Marcos Carvalho nasceu em uma família composta por onze irmãos. Seu primeiro contato com o mundo espiritual foi através dos seus pais, Sr. Carlos Carvalho e Dona Graciete Carvalho que eram espíritas kardecistas e realizavam sessões em casa.

 

O tempo passou e toda família veio para o Rio de Janeiro. Aos 21 anos, Marcos conheceu, através do amigo Amauri de Odé, o Gumbono Jorge de Yemanjá. Foi ele, através do jogo de búzios, que viu Gbésèn como o Vodun de Marcos. A partir daí Marcos ficou como Abíyán (candidato a iniciação) no Terreiro do Sr. Jorge e foi iniciado em 1988 para Gbésèn pelas mãos do Doté Celso de Ògún, mas com toda a orientação do Sr. Jorge de Yemanjá.

 

Em 2000, Marcos viajou para Bahia em busca de mais informações sobre os rituais Jeje e conheceu a saudosa Gaiaku Luiza de Oyá na cidade de Cachoeira/BA. Luiza Franquelina da Rocha ou Gaiaku Luiza era considerada uma das mais importantes sacerdotisas do culto Jeje-mahi do Brasil e possuidora de uma sabedoria inigualável. Marcos fez suas obrigações com Gaiaku Luiza e ganhou sua confiança. Através desta confiança foi que Gaiaku passou para Marcos, conhecimentos sobre a Nação Jeje.  Gaiaku Luiza faleceu em 20 de junho de 2005, aos 96 anos de idade.

 

Os conhecimentos adquiridos pelo Mèjitó Marcos despertaram no fotojornalista iguaçuano Mazé Mixo o desejo de transformar em documentário os encantos da Nação jeje.

 

O documentário Hùndàngbènă - O Ninho da Serpente mostra o cotidiano do terreiro Húmkpàmé Hùndàngbènă, fundado por Mèjitó Marcos de Gbésèn em 2011, e localizado no Município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O terreiro é descendente da matriz baiana Húmkpàmé Ayono Huntoloji, fundada pela inesquecível Gaiaku Luíza de Oyá e atualmente comandada por Gaiaku Regina de Avimaje.

 

O filme traz ainda imagens do primeiro ritual realizado no Húmkpàmé Hùndàngbènă, em 2013, chamado de Gboitá, uma das principais cerimônias da Nação Jeje.  Destaca também a história do Candomblé e de antigos africanos trazidos para o Brasil oriundos de várias etnias, com diferentes idiomas e formas de culto.

 

Todo o encanto de ‘Hùndàngbènă - O Ninho da Serpente’ pode ser assistido através do link: https://youtu.be/KpVllvTso1Y

 

Aho gbogbo yi!