"Chica da Silva - O Musical"

Filha de pai português e de mãe africana, Chica da Silva revolucionou o século XVIII, quando conquistou sua liberdade por conta própria. Com o nascimento da sua primeira filha com o rico contratador de diamantes, João Fernandes de Oliveira, ela foi identificada no registro de batismo como "Francisca da Silva de Oliveira", herdando assim, o sobrenome do poderoso aristocrata, com quem manteve uma união consensual estável, por mais de quinze anos.

 

Em 1976 Cacá Diegues retratou Chica da Silva num filme, baseado no livro homônimo de João Felício dos Santos, com Zezé Motta e Walmor Chagas nos papéis principais. A música composta por Jorge Ben Jor e Roberto Menescal fez tanto sucesso quanto o filme.

Sucesso também foi a produção da telenovela Chica da Silva em 1996, na extinta TV Manchete. A novela estrelada por Taís Araújo, no papel de Chica e Victor Wagner, como o contratador João Fernandes, foi exibida em vários países da América Latina e Estados Unidos.

 

Amanhã, dia 08, celebrando os sucessos dessas produções, estreia no Teatro do Centro Cultural Correios: “Chica da Silva - O Musical”, que conta com direção de Gilberto Gawronski, texto de Renata Mizrahi e pesquisa de Daniel Porto. A atriz Vilma Melo interpreta Chica da Silva. Alexandre Elias assina a direção musical e a direção de produção é de Alexandre Lino. O elenco conta ainda com as presenças de Ana Paula Black, Antônio Carlos Feio, Luciana Victor e Tom Pires.

Para Alexandre Lino, “o musical é uma grande homenagem à negritude brasileira, pois Daniel Porto fez uma extensa pesquisa sobre a história, e a Renata Mizrahi traçou um paralelo entre Chica da Silva e a batalha das mulheres negras atuais”.

Então, vale a pena ver a história de Chica da Silva que conseguiu se destacar, entrar para a história, e conquistar um espaço importante na sociedade.

“Chica da Silva – O Musical” estreia amanhã, 08 de setembro, às 19h. Temporada até 30 de outubro, de quinta-feira a domingo, às 19h, no Teatro Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí 20, Centro, Rio de Janeiro/RJ. Classificação: 16 anos.

Axé!