Mercadão faz a 14a Festa para Yemanjá

Para agradecer a Yemanjá (reverenciada como a mãe de todas as águas) pela reconstrução do Mercadão de Madureira que foi destruído por um incêndio em abril do ano 2000, os comerciantes Hélio Sillman e Guaracy Coutinho organizaram em 2002 uma procissão que tinha um caminhão com oferendas e uma imagem de Yemanjá com 2 metros de altura, até o Posto 4 da Praia de Copacabana.

 

A cerimônia caiu no gosto popular e também do povo do santo, tornando-se uma tradição do Rio de Janeiro.

 

Todos os anos a festa começa em frente ao Mercadão com muitos cânticos e danças para os Orixás que segue em carreata até o mar.

 

Segundo Hélio Sillman, neste ano além da tradicional roda com Babalorixás, Yalorixás e filhos de santo, haverá um minuto de silêncio em respeito às vítimas do trágico acidente, ocorrido em novembro, com a equipe da Chapecoense. “Será um momento para reverenciarmos os que partiram na tragédia e pedir que os Orixás confortem sempre seus familiares. Ao final deste minuto de silêncio, soltaremos balões em memória dos jogadores”.

 

Como a vida segue, Hélio já está organizando a celebração do 15º aniversário da procissão. “Vamos comemorar com bastante entusiasmo, pois afinal são 15 anos, celebrando a vitória da fé em Yemanjá e nos Orixás!”

 

A concentração da 14ª Procissão de Yemanjá do Mercadão de Madureira será hoje, quinta-feira, 29 de dezembro, às 12h, no Mercadão, com saída às 15h, em direção ao Posto 4 da Praia de Copacabana/RJ.

 

Odò Ìyá!

Salve Yemanjá!

Axé!